Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 10 de novembro de 2024

Jornal de BH realça: sargento dos bombeiros que matou seu colega tenente (foto) em M. Claros foi condenado a 26 anos de prisão

Quinta 19/09/24 - 22h51

Jornal O Tempo, de BH, às 18h54m:

Sargento é condenado a 26 anos de prisão por matar tenente do Corpo de Bombeiros em MG

Vítima saía de casa a caminho do trabalho quando foi surpreendida pelo sargento, que atirou ao menos quatro vezes
Gabriel Rezende

O sargento Anderson Pinheiro Neves, do Corpo de Bombeiros, foi condenado a 26 anos e 8 meses de prisão pelo assassinato do tenente Rafael Alves Veloso, de 42 anos, em maio de 2023, na cidade de Montes Claros, no Norte de Minas. A sentença foi proferida pela Justiça Militar na sexta-feira (13 de setembro) e determina o cumprimento da pena em regime fechado.

Conforme as investigações, o crime foi motivado por desavenças entre o sargento e o tenente, relacionadas a críticas sobre o desempenho operacional do réu. Na manhã do crime, o tenente Rafael Veloso saía de casa, fardado e a caminho do trabalho, quando foi surpreendido pelo sargento.

Segundo a perícia, o sargento disparou quatro vezes contra a vítima, que morreu no local. Após o crime, o sargento fugiu para Salvador, na Bahia, mas foi preso dias depois em uma residência após retornar para Montes Claros.

A arma utilizada no homicídio, uma pistola calibre 380 de propriedade particular, foi entregue à polícia pela esposa do sargento. Ela também entregou uma mochila com R$ 16 mil além de medicamentos, um aparelho celular e documentos pessoais do acusado.

Durante o julgamento, a defesa argumentou insanidade mental do acusado, mas a tese foi rejeitada. O Ministério Público sustentou que o crime foi premeditado, agravado pela condição de superioridade hierárquica da vítima e pela surpresa da ação, que impossibilitou qualquer chance de defesa. Além da pena de prisão, a Justiça também manteve a prisão preventiva do sargento.

Luto na corporação
À época do crime, o Corpo de Bombeiros prestou diversas homenagens ao tenente Veloso. Em coletiva, o coronel Júlio César Toffoli disse que o militar era “muito conceituado na corporação” e que não entende “qualquer motivo que possa ter levado a essa atitude extrema”.

Por meio de nota, a corporação também se manifestou: “O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais se solidariza e presta apoio à família, além de seguir acompanhando as investigações sobre as circunstâncias do crime”, escreveu.



***

Jornal Estado de Minas, de BH, às 18h10m:

Sargento do CBMMG é condenado a 26 anos de prisão por homicídio de superior

Anderson teria assassinado um tenente por discordar de críticas feitas ao seu trabalho
Izabella Caixeta

O sargento do Corpo de Bombeiros Anderson Pinheiro Neves, de 39 anos, foi condenado pela Justiça Militar de Minas Gerais a 26 anos e 8 meses de prisão. Ele é culpado por assassinar o tenente Rafael Alves Veloso, de 42 anos, em Montes Claros, no Norte de Minas, em maio de 2023.

A decisão do Conselho Permanente de Justiça (CPJ) foi proferida na última sexta-feira (13/9) durante a sessão de julgamento. Também foi mantida, por unanimidade, a prisão preventiva do sargento, “considerando a severidade da pena imposta, que demonstra a gravidade do delito”.

Relembre o caso
Na manhã do dia 5 de maio de 2023, o tenente Veloso saía para trabalhar quando foi surpreendido na porta de sua residência por Anderson, que chegou de moto. Foram feitos pelo menos 14 disparos de uma pistola calibre 380, quatro dos quais atingiram a vítima.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a dinâmica dos disparos e a trajetória dos projéteis indicam que o tenente “foi atingido de curta distância, sem chances de defesa e, posteriormente, alvejado mais vezes enquanto tentava fugir do algoz”.

Anderson fugiu do local mas foi preso no dia 9 de maio em uma residência também em Montes Claros. Ele se entregou e confessou para a polícia a autoria do crime, cometido com sua arma particular.

De acordo com a corporação, o homicídio foi motivado por motivo fútil. No dia 6 de março de 2023, o tenente teria feito críticas sobre a qualidade do atendimento realizado pelos militares do 1° Pelotão em ocorrências de atendimento pré-hospitalar. Tais críticas teriam deixado o sargento insatisfeito.


***

✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Importante: ao abrir o canal no WhatsApp pela primeira vez, CLIQUE em SEGUIR para receber todas as notícias seguintes

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais