A 6 meses das eleições, prazos importantes terminam neste sábado. Saiba o que muda, em poucas linhas
Sábado 06/04/24 - 7h13Os candidatos devem estar filiados a partidos políticos, e em alguns casos, afastar-se de cargos públicos.
Os prazos de afastamento variam de 3 a 6 meses antes do pleito, dependendo do cargo ocupado e da vaga almejada na eleição.
No caso de ocupantes de cargos como magistrados, secretários estaduais, defensores públicos, e reitores de universidades públicas que buscam concorrer a cargos de vereador, o afastamento deve ocorrer até hoje.
Em 6 de junho, termina o prazo para desincompatibilização de ocupantes desses mesmos cargos que visam concorrer ao cargo de prefeito.
Em 6 de julho, encerra-se o último prazo de afastamento de cargos para servidores públicos em geral.
Além disso, prefeitos que desejam concorrer a vereador devem renunciar ao mandato até hoje, exceto se estiverem em primeiro mandato e pretendem concorrer à reeleição.
Todos os candidatos devem estar filiados a partidos políticos até seis meses antes das eleições, também se encerrando este prazo neste sábado.
Por fim, hoje é a data-limite para o registro de federações partidárias no Tribunal Superior Eleitoral, uma novidade deste ano, onde dois ou mais partidos podem se unir para atuar como uma única entidade durante a eleição, sem possibilidade de dissolução após o pleito.
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui