Conta da luz segue subindo acima da inflação e consumidores se queixam da a má qualidade da energia elétrica, que danifica e queima equipamentos de todo tipo
Quarta 06/03/24 - 8h31Para 2024, a projeção é de um aumento de 5,6%, superior à inflação estimada em 3,9% pelo mercado financeiro.
Os aumentos são impulsionados principalmente por três fatores: o crescimento dos subsídios pagos pelos consumidores, o custo da contratação de energia e os investimentos em transmissão.
Os subsídios representam uma parcela significativa da conta de luz, custeando políticas públicas do setor e descontos para pessoas de baixa renda.
O custo da contratação de energia varia entre consumidores cativos e livres, sendo que estes últimos podem negociar diretamente seus contratos.
Os consumidores cativos acabam arcando com custos adicionais, como o da geração térmica, mesmo sem terem acesso direto a essas fontes de energia.
O governo discute maneiras de reduzir a conta de luz, considerando propostas para redistribuir os custos do sistema entre todos os consumidores.
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui